O presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP) acredita que é possível elevar a cidade às restantes segundas urbes europeias, apontando o exemplo de Barcelona como modelo a seguir.

Há dois anos que foi pedida uma audiência ao secretário de Estado do Turismo para abordar uma proposta de dinamização da zona histórica da cidade. Desde então, o projecto está “em banho-maria”, diz ao JPN António Fonseca.

Face à falta de resposta, a proposta seguiu para as autoridades de turismo galegas. “O Porto é muito procurado por espanhóis. Os espanhóis têm a característica de pôr a noite a começar mais cedo e têm poder de compra”, reforça.

A proposta tem como base o projecto inicial “Estamos com a Baixa” (em curso desde Junho de 2007), que até há pouco tempo se limitava ao nível do mercado interno, no sentido de dinamizar o comércio da Baixa. O projecto já está em prática e, segundo o responsável, deve funcionar em pleno em Fevereiro de 2008.

Roteiro de lazer

“Para competir com as grandes superfícies comerciais, há que criar condições, alongar os prazos de funcionamento do pequeno comércio. É uma pena, com todo o potencial arquitectónico da nossa cidade, não se usufruir dele em plenitude”, lembra António Fonseca.

Fórum de Segurança

Com a questão da videovigilância na Ribeira como pano de fundo, a ABZHP organiza no próximo dia 28, um fórum sobre segurança na cidade, no hotel Ipanema Park. Estão confirmadas as presenças do director-adjunto da PJ, o presidente da ASAE, o vice-presidente da Câmara de Gaia, o vereador das Actividades Económicas e Protecção Civil da Câmara do Porto e o intendente da PSP

O actual projecto, reformulado e estendido a espanhóis, visa um roteiro de lazer que os turistas poderão usufruir, caso façam compras numa das 60 lojas da cidade que integram o programa.

No acto da compra, é entregue ao cliente um roteiro de bares e discotecas com a respectiva descrição e localização. Os turistas podem, depois, usar o talão da compra para a aquisição de uma primeira bebida em qualquer dos espaços contemplados no roteiro oferecido. Caso o bar ou discoteca tenha consumo mínimo, com a apresentação do talão de compra, o consumidor tem direito a apenas o consumo obrigatório.

Os descontos incidem também nos passeios de barco pelo Douro e em algumas exposições na cidade do Porto. O roteiro é também aplicável a portugueses, mas apenas nas primeiras sextas-feiras de cada mês.