A precisar apenas de um ponto para carimbar o passaporte para as meias-finais, Portugal entrou esta quarta-feira disposto a resolver cedo o embate com a Roménia. Com 57 segundos de jogo, Pedro Costa ganhou na “raça” e colocou a bola ao segundo poste, onde Ricardinho, livre de marcação, só teve de encostar. Foi o primeiro dos três golos com que Portugal venceu o jogo.

Mas este bom arranque cedo esmoreceu. Na primeira parte, João Benedito e a falta de pontaria dos romenos evitaram vários dissabores à turma das quinas. Portugal jogava sob brasas, talvez a sentir o peso de um pavilhão de Gondomar quase repleto à espera da uma tarde histórica.

Mas se nos primeiros 20 minutos Portugal sentiu grandes dificuldades, a verdade é que na segunda parte os comandados de Orlando Duarte mostraram o porquê de serem um dos favoritos ao título europeu. E foi com naturalidade que os golos surgiram. Com seis minutos jogados na segunda parte, Ricardinho bisou na partida, elevando a contenda para 2-0.

Aos 14, Leitão estreou-se a marcar pela selecção e fixou o resultado em 3-0. Portugal estava definitivamente apurado e a festa no Multiusos de Gondomar podia começar.

Agora Portugal vai ter pela frente a actual campeã da Europa e do Mundo, a Espanha. O jogo é na sexta-feira e tem início marcado para as 20h00. O outro jogo das meias-finais vai opor a Itália, vencedora do Grupo A, à Rússia, segunda classificada do Grupo B.