Inês d’Orey foi a vencedora do concurso “Novo Talento Fnac Fotografia 2007”. “Porto Interior” foi o nome dado à colectânea de fotografias que justificaram o prémio. Está em exibição na Fnac do Norteshopping, em Matosinhos, até 4 de Janeiro.

Escadarias desertas, salas vazias, mesas abandonadas, são alguns dos lugares vulgares da cidade do Porto vistos sob a lente de Inês d’Orey.

“‘Porto Interior’ é o resultado de uma experiência urbana”, diz a fotógrafa. “Retrata os espaços que são frequentados quotidianamente pelo público, numa nova perspectiva”. Tristeza, melancolia e asfixia substituem as multidões.

Inês d’Orey caracteriza o seu trabalho como “um tipo de fotografia pensada e encenada, de forma a criar momentos, em vez de esperar pela espontaneidade”. “Porto Interior” é um exemplo desta linha: “é uma colecção dessa procura de momentos que se prolongam no tempo”.

O projecto que lhe deu o prémio já existia e vai continuar. O concurso da Fnac “foi uma oportunidade que surgiu no percurso”, acrescentou.

Inês d’Orey nasceu e vive no Porto. A profissionalização em fotografia não foi a sua primeira escolha. Antes da partida para Londres para ingressar no London College of Printing, Inês d’Orey concluiu o curso de Relações Internacionais Culturais e Políticas da Universidade do Minho.

“Só enquanto estava a estudar em Braga é que comecei a fotografar”, conta ao JPN. Envolveu-se no Teatro Universitário do Minho, experimentando a arte da representação e a fotografia de cena. “Decidi acabar a licenciatura em Relações Internacionais, mas já no 3º ano do curso tinha feito a candidatura para o curso de fotografia em Londres”.

Neste momento, o trabalho de Inês d’Orey espalha-se em várias exposições pelo Porto e uma na Eslováquia. Mas a câmara da fotógrafa chega a outros locais: o bloco operatório do Hospital de Coimbra e a Quinta das Lágrimas (também em Coimbra) são alvo de fotografias de próximas exposições. Além disso, Inês está a iniciar um outro projecto na cidade “que se vai prolongar por muito tempo”. “Mas este prefiro manter em segredo”, diz.