O mítico Campo da Constituição, utilizado nas últimas décadas para as camadas jovens do FC Porto, vai ser totalmente remodelado. A conclusão da obra está prevista para Agosto de 2008.

A remodelação insere-se no projecto “Dragon Force”, que tem como objectivo tornar a formação a principal fonte de talentos do clube, e será assinada pelo arquitecto Ludjero Castro. A obra será levada a cabo pela PortoEstádio, empresa responsável pela construção do actual recinto do FC Porto, o Estádio do Dragão.

O velho pelado que serviu de casa do FC Porto de 1913 a 1952 (ver caixa), altura da inauguração do antigo Estádio das Antas, não sofrerá alterações em termos de posicionamento, mas vai passar a relvado sintético. O pequeno pelado que se encontra à entrada do complexo desportivo vai passar também a relvado sintético e contará com uma cobertura suspensa em policarbonato de cristal.

Quase 100 anos

A 2 de Janeiro de 1913 disputou-se o primeiro jogo de futebol no campo, entre o FCP e o Oporto Cricket and Law Tennis Club, com vitória dos britânicos. Mais tarde, realizou-se um torneio para inauguração oficial do Campo da Constituição: o Torneio das Três Cidades – Porto, Lisboa e Vigo.

O projecto contempla ainda a demolição da zona dos balneários e dos restantes edifícios de apoio, que serão substituídos por dois novos edifícios.

O primeiro, de apenas um piso, ficará à face da rua da Constituição e servirá de abrigo aos serviços administrativos, de atendimento e de direcção e uma loja comercial. O segundo terá três pisos e vai albergar os balneários, uma sala de reuniões, espaço para a imprensa, arrumos e um espaço destinado ao convívio dos utilizadores do complexo.