Segundo dados divulgados, esta quinta-feira em Bruxelas, pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), Portugal volta a apresentar maus resultados no que concerne à transmissão do vírus da sida entre os toxicodependentes.

De acordo com o relatório, “Portugal continua a ser o país [da União Europeia] com maior incidência de sida relacionada com o consumo de droga injectada, com 36 novos casos estimados por milhão de habitantes em 2005, quando em 2004 referia apenas 30 casos por milhão”.

Em relação ao VIH, Portugal detém os valores mais elevados na transmissão entre toxicodependentes com 850 novas infecções diagnosticadas. O relatório diz, ainda, que entre 100 e 200 mil que já consumiram droga injectada podem estar infectados com o vírus da sida.

Mas não é só na transmissão do vírus que Portugal aparece mal visto. O relatório acrescenta que Portugal está na lista negra dos países da União Europeia com maior número de mortes relacionadas com o consumo de droga, com um aumento de 30% em comparação com os dados de 2003. Os responsáveis do OEDT apontam como principais causas para estes números a disponibilidade da heroína e o policonsumo (consumo de várias substâncias).