Após uma série de reuniões, o Parlamento libanês não chegou a consenso quanto ao sucessor do presidente Émile Lahoud, que vê esgotado o prazo do seu mandato e cessa funções. Uma nova sessão foi marcada para o próximo dia 30. Até lá, o país ficará sem presidente.

Segundo um comunicado oficial emitido pelo Gabinete de Nabih Berri, presidente da Assembleia Legislativa, a decisão foi adiada de modo a permitir mais discussões até chegar a um acordo que satisfaça Governo e Oposição.

A Constituição Libanesa dita que em situações destas o poder passe automaticamente para o Governo, actualmente liderado por Fouad Siniora. No entanto, Lahoud nomeou como chefe do Governo Provisório Michel Sleimane, chefe do Exército.

As medidas de segurança foram reforçadas, sobretudo em Beirute. O Líbano é constituído por seis províncias: Beirute, Monte Líbano, Líbano Setentrional, Bekaa, Nabatieh e Líbano Meridional.

Esta incerteza quanto a quem conduzirá os destinos do Líbano vem agravar a crise em que o país está mergulhado desde há um ano.