Desde Novembro de 2003 que 34 novos comboios asseguram o transporte diário de centenas de passageiros, numa linha também ela requalificada. Mais cómodos e feitos a pensar no meio ambiente, estes comboios já transportaram 85 milhões de passageiros. Um valor que superou as próprias expectativas da empresa, reconhece a vice-presidente Otília Sousa. “Há dois anos, pensávamos que só iríamos atingir este número em 2014″, disse, esta quinta-feira.

A segurança também foi uma aposta forte da CP. Segundo Acúrsio dos Santos, da CP Frota, os novos comboios possuem cabines para os maquinistas que permitem mais visibilidade (o novo posto do maquinista, antes situado do lado esquerdo, agora está na parte central) e maior capacidade de aguentar um impacto. “Num embate frontal a parte da frente fica esmagada sem atingir o maquinista”.

No sentido de comemorar os cinco anos, a CP urbanos do Porto aposta na interacção com os seus utentes. No site da empresa, encontra-se o regulamento do passatempo que permite, por exemplo, ganhar 10 assinaturas zonais, válidas até seis zonas.

Na estação de S. Bento estão também a ser distribuídos postais e cartões alusivos às comemorações.

A CP espera incentivar cada vez mais pessoas a usar os seus comboios. O último recorde registado aconteceu aquando a realização do Red Bull Air Race, com o transporte de 264 mil passageiros nos dois dias de competição.