O presidente do Zimbabué confirmou, hoje, terça-feira, à agência Lusa, em Moçambique, que vai estar presente nos próximos dias 8 e 9 de Dezembro, em Lisboa, para assistir à Cimeira União Europeia-África.

A presença do líder do Zimbabué não é bem vista pelos líderes europeus, em especial pelo Reino Unido, que o acusa de violar os direitos humanos. O primeiro-ministro inglês, Gordon Brown, garantiu que não estará em Lisboa caso Mugabe participe no encontro. O líder britânico garante que a presença de Mugabe só servirá para desviar as atenções da cimeira.

No entanto, a presença de Mugabe ainda não é oficial. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, garantiu que não recebeu qualquer confirmação oficial da presença do líder do Zimbabué. Assegurou ainda que, caso se confirme a presença de Mugabe em Lisboa, esta não irá provocar quaisquer incidentes diplomáticos com os restantes países presentes.

Robert Mugabe está proibido de viajar para a União Europeia (UE), devido a sanções contra o regime do seu país. Contudo, a manifestação da vontade do líder do Zimbabué estar presente em Lisboa vai levar a Presidência da UE a levantar essa proibição.

Cimeira muito concorrida

A cimeira conta já com muitas confirmações, em especial dos estados africanos. Foram convidados 80 chefes de Estado e de Governo da Europa e África. No entanto, a presença de Mugabe poderá afastar alguns países que já teriam confirmado a sua presença.

A cimeira UE-África vai debruçar-se sobre temas como migrações, energia sustentável, segurança, governação e alterações climáticas.