O alinhamento dos 16 qualificados para a fase final do Euro 2008 foi decidido hoje, domingo, em Lucerna, Suíça. Portugal está inserido no grupo A junto de um dos organizadores da competição, a Suíça, a República Checa e a Turquia.

Este grupo é acessível às aspirações lusas. A selecção portuguesa inicia a competição a 7 de Junho, em Genebra, frente à Turquia. A 10 de Junho, Portugal defronta a República Checa, de novo, em Genebra. Portugal fecha a fase de grupos frente à Suíça, a 15 de Junho, em Basileia.

O sorteio ditou ainda três outros grupos. O destaque vai para o grupo C, onde ficaram a Roménia e três favoritos ao título: França, Itália e Holanda. Uma destas nações ficará de fora dos quartos-de-final da competição.

No grupo B, ficou a Áustria, co-organizadora do evento, a Croácia, a Polónia e a Alemanha. A selecção germânica parte favorita num grupo bastante equilibrado.

A Espanha não terá vida fácil no grupo D. Os “nuestros hermanos” vão jogar contra a Grécia, campeã europeia em título, a Suécia, adversária de Portugal no apuramento para o Mundial 2010, e a Rússia, que eliminou a Inglaterra na fase de apuramento.

A fase final do Euro 2008 decorre entre 7 e 29 de Junho de 2008 na Suíça e na Áustria. Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para os quartos-de-final da competição.