Nas eleições deste domingo para o parlamento russo, a Rússia Unida conseguiu 64,1% dos votos. O partido de Putin ocupará 315 dos 450 lugares da Duma, uma maioria que possibilita a aprovação de mudanças na Constituição.

Na segunda posição ficou o Partido Comunista, de Guennadi Zyuganov, com 11,6%, que assegurou 57 lugares na câmara baixa do parlamento russo. Os ultranacionalistas do LPDR, de Vladimir Jirinovski, próximo do Kremlin, alcançaram 8,2%, garantindo, assim, 40 lugares. O Partido Rússia Justa (esquerda pró-Kremlin) garantiu 38 lugares. Os restantes sete partidos não conseguiram eleger qualquer representante.

Depois da divulgação dos resultados das eleições, Putin mostrou-se contente com os resultados alcançados pelo seu partido. “No que diz respeito à Rússia Unida, é um êxito incontestável, uma vitória”, declarou.

Os opositores de Putin dizem que estas foram as “eleições mais sujas da história da Rússia”. O Partido Comunista da Federação da Rússia (PCFR) já anunciou que irá contestar os resultados no Supremo Tribunal do país.

Putin, por seu lado, disse que as eleições foram transparentes, legítimas e um “bom exemplo de estabilidade política doméstica”.