O projecto Inserralves – uma incubadora de empresas das chamdas indústrias criativas – surgiu da parceria estabelecida entre a Fundação de Serralves e a CCDR-N – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. O concurso de selecção de ideias e projectos foi lançado a 14 de Novembro. “Pelo volume de pedidos de informação que temos recebido, antecipamos que venha a haver um número significativo de candidatos”, disse ao JPN Cristina Passos, membro da Direcção Geral da fundação.

Empresários em nome individual ou indivíduos que pretendam iniciar ou desenvolver projectos na área das indústrias criativas constituem o público-alvo do projecto. As indústrias criativas abrangem áreas como a arquitectura, tecnologias de informação, design, fotografia, moda, cinema e produção de conteúdos.

A Fundação de Serralves foi convidada pela CCDR-N a colaborar na qualidade de “Perito Coordenador” para as Indústrias Criativas, no âmbito de um estudo macroeconómico em parceria com outras entidades como a Casa da Música e a Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana.

Cluster de indústrias criativas

No âmbito desse estudo, foi lançada uma incubadora que vai funcionar em Serralves, que, numa primeira fase, pode acolher até 12 empresas.

Inserralves na ESAD

O projecto será apresentado no Auditório da ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, amanhã, terça-feira, pelas 16h00.

“Através da análise e diagnóstico da situação actual, pretende-se estudar o potencial de desenvolvimento de um cluster de indústrias criativas, bem como a aferição do seu potencial, na empregabilidade e economia do país”, explica.

Serralves quer levar o projecto a vários pontos do país (como já aconteceu em Lisboa, no dia 19 de Novembro) e também ao estrangeiro. Segundo Cristina Passos, “a concretização do projecto culmina três anos de estudo e reflexão sobre as novas relações entre a cultura e a economia, sendo um espaço privilegiado de cruzamento entre estes dois mundos”.

A entidade financiadora do projecto é a CCDR-N, no contexto da “Operação Norte“. O concurso destina-se a seleccionar até 12 projectos. Os promotores devem formalizar a sua candidatura até 14 de Janeiro de 2008. Não existem restrições quanto à nacionalidade ou idade dos candidatos.