O metro do Porto comemora, esta sexta-feira, o seu quinto aniversário. Para assinalar a data, a Metro preparou vários eventos e actividades culturais na Área Metropolitana do Porto para o dia de aniversário e durante este mês.

A festa faz-se “em movimento” nas várias estações e é dirigida a todos. A Estação da Trindade é palco da mostra “Metro de Prata”, que reúne peças de autores como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souta Moura e José Pedro Croft, entre outros. A exposição está patente até 7 de Janeiro.

Em parceria com as instituições com quem tem colaborado, a empresa organiza vários concertos, performances de dança, sessões de cinema (curtas-metragens do Festival Black & White, da Universidade Católica, na Estação de S. Bento) e peças de teatro na Estação do Bolhão, com a Companhia Visões Úteis.

As comemorações (ver programa completo) chegam também às estações da Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Fórum da Maia e Câmara de Matosinhos, com animação a cargo do “Circo de Rua.”

Os clientes com assinatura “Andante Gold” podem fazer visitas guiadas ao edifício da Casa da Música, até ao final de Dezembro.

O sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto foi oficialmente inaugurado a 7 de Dezembro de 2002. Actualmente, conta com cinco linhas e 69 estações em funcionamento. A linha amarela está a ser expandida e a construção da nova estação D. João II está em curso, com a segunda fase da obra em Vila Nova de Gaia.