“É o novo iPod – a sério”, diz o blogue “Investing Insights“, da “Business Week”. “Assim como o iPod, [o Kindle] pode ser o ponto de viragem para uma nova forma de aceder a um meio popular – neste caso, os livros”, concorda o “Christian Science Monitor”.

Chama-se Kindle, foi lançado em Novembro deste ano e é a mais recente inovação da Amazon. Um aparelho pequeno e leve (pesa apenas 300 gramas) que se constitui como a melhor tentativa, até hoje, de desafiar o livro. Custa cerca de 270 euros (399 dólares) e as unidades postas à venda no site da Amazon já esgotaram.

O “Christian Science Monitor” aponta o design pouco atractivo e desinteressante do Kindle como uma das suas desvantagens. Mas, mesmo assim, diz que é “o melhor leitor de e-books que apareceu no mercado”.

Biblioteca e livraria portáteis

Um dos elogios feitos ao Kindle é sua simplicidade. Destaca-se, por exemplo, a conectividade sem fios, através da tecnologia Sprint EVDO Wireless, que permite aos utilizadores comprar um livro directamente da “Loja Amazon”, que é descarregado no leitor em menos de um minuto, esteja o utilizador onde estiver.

Esta é uma das vantagens do Kindle quando comparado com aparelhos como o Sony’s Reader Digital Book, o último leitor de e-books a ser lançado no mercado, no Verão passado.

A Amazon disponibiliza mais de 90 mil livros electrónicos, a cerca de 6 euros cada. Estão, ainda, disponíveis 11 jornais: basta assinar um deles para que ele chegue automaticamente ao aparelho todos os dias de manhã.

Revistas e blogues podem ser acedidos também através do aparelho. Permite ainda o acesso gratuito à mais conhecida e utilizada enciclopédia on-line – a Wikipédia – e ainda tem um dicionário incorporado (The New Oxford American Dictionary).

O dispositivo utiliza uma nova tecnologia de alta resolução, que proporciona um ecrã a preto e branco com a aparência e facilidade de leitura de um papel impresso.

Algumas críticas

É possível também ler documentos próprios no Kindle, apesar da função ser limitada e depender da ligação do aparelho ao computador. Para transferir documentos do Word ou PDFs é necessário enviar o arquivo para a Amazon, que converte e envia directamente para o Kindle, a um custo de cerca de 0,07 euros por documento – uma desvantagem apontada por alguns críticos.

Um outro ponto negativo parece ser o facto da tecnologia Wishpernet, que permite aceder à Internet em qualquer lugar, apenas funcionar em território norte-americano.