Começa a ser construído em Maio de 2008 o edifício que vai servir de instalações ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e à Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). No mesmo terreno vai funcionar o Pólo de Ambulatório do Hospital Geral do Santo António, no lugar do antigo CICAP.

O presidente do conselho directivo do ICBAS, António Sousa Pereira, apresentou hoje, quinta-feira, a obra como uma “super-estrutura dedicada ao ensino universitário e à assistência médica, que resulta da fusão de cinco instituições”.

A união entre diferentes faculdades e instituições de saúde foi destacada como algo inovador em Portugal.

Obra pronta em 2011

Desde o incêndio de 1993 que o ICBAS procura novas instalações que se adequassem melhor às necessidades dos estudantes sem se afastarem do Santo António.

O projecto, em estudo desde 2002 pelo arquitecto José Manuel Soares, sofreu várias alterações e foi aprovado agora em parceria com a FFUP. Sousa Pereira aproveitou para fazer um agradecimento especial ao antigo reitor Novais Barbosa pelo empenho neste projecto, que já está a ser estudado há vários anos.

As instalações, que vão alojar as duas faculdades, vão situar-se ao lado da antiga Reitoria da Universidade do Porto, na Rua D. Manuel II. O orçamento previsto é de 27,5 milhões de euros, verba de financiamentos comunitários e do PIDDAC. Estima-se que a obra dure 28 meses, estando concluída em 2011. O actual edifício do ICBAS acolherá mais tarde o Museu da Medicina.

CICAP reabilitado

Imagem virtual do Pólo de Ambulatório do Santo António
Foto:DR
Já a reabilitação do CICAP tem a assinatura do arquitecto Ricardo Alegre e vai-se dividir em três fases. Em primeiro lugar, será construído um centro integrado de cirurgia de ambulatório até 2009. Na segunda fase, deverá ficar concluído um edíficio de radioterapia e consulta externa, até 2010. Por fim, até 2011, está também prevista a remodelação dos edifícios existentes. O principal objectivo é separar o internamento do ambulatório.

Esta obra conta ainda com parques de estacionamento subterrâneos, o que vai permitir que a capacidade actual do Santo António aumente de 150 para 700 lugares em 2011.

O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Porto (CHP), Sollari Allegro, realçou ainda que, para além das vantagens que esta obra traz para o CHP, vem ainda reabilitar a cidade do Porto.