As empresas Atlântico – Pavilhão Multiusos de Lisboa, SA e a Parque Expo 98, SA viram aceite a sua candidatura à gestão do Pavilhão Rosa Mota, no Porto, submetida em consórcio liderado pela Atlântico.

Em comunicado, o consórcio afirma que vai procurar aplicar os princípios de “modernidade, racionalidade e rigor” com que tem actuado no Pavilhão de Lisboa.

As empresas esclarecem que a prioridade é desenvolver um conjunto “diversificado e criativo” de iniciativas “que, aliadas às características modernas / inovadoras das suas instalações (…) e à sua localização privilegiada, contribuam para a sua identificação como o local dos grandes eventos de sucesso no Norte do País.” Procuram assim acolher eventos de grande dimensão que trarão “benefícios sócio-económicos” para a região.

O Pavilhão Rosa Mota vai ser renovado para passar a contar com 5.300 lugares, prevendo-se uma ocupação de 140 dias por ano e com uma estimativa de visitantes entre os 145 mil e os 250 mil. As obras começam no próximo ano e prevê-se que estejam concluídas em 2009.

O aluguer de salas, fornecimento de equipamento e de serviços, patrocínios, concessão de bares e catering, venda de merchandising e acções promocionais são as principais fontes de receita previstas na candidatura da Atlântico/Parque Expo.

O Pavilhão Rosa Mota é uma infra-estrutura de arquitectura representativa do aparecimento do movimento moderno, concebida pelo arquitecto José Carlos Loureiro. É também conhecido por Pavilhão dos Desportos dado o facto de albergar vários eventos de natureza desportiva.