O Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan publicou os resultados do 2007 Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities, no qual a Universidade do Porto (UP) está entre as 500 melhores universidades do mundo no que toca à produção científica.

A UP surge na 459ª posição a nível mundial e em 195º lugar na Europa. Em comunicado, a instituição refere que este resultado coloca a UP como membro do universo restrito (3% do total) das melhores instituições de ensino superior neste domínio, entre as cerca de 17 mil existentes em todo o mundo.

Critérios de avaliação

O ranking foi feito com base nos artigos científicos que os membros de cada instituição publicaram nas mais reconhecidas publicações internacionais.

A avaliação centrou-se em nove indicadores, divididos por três critérios. A excelência da investigação (50%), o impacto da investigação produzida (30%) e a produtividade (20%) foram os critérios de avaliação da produção científica de cada universidade.

Satisfação por parte da instituição

Em declarações ao JPN, Marques dos Santos, reitor da UP, mostrou-se satisfeito com o reconhecimento internacional num ranking “mundial e objectivo”.

Líderes do ranking

Os primeiros lugares estão por conta de universidades norte-americanas, com Harvard a liderar. No 17º lugar aparece a primeira universidade europeia – Cambridge, na Inglaterra. O Brasil conta com seis universidades e Espanha com 11.

A listagem centra-se mais na qualidade do que na quantidade de investigação (os indicadores de qualidade contam para 80% da nota final) e o desempenho da universidade é metade da nota final.

Face a isto, a UP tem como objectivo para os próximos anos subir várias posições neste ranking, já que se verificou um aumento significativo nos valores de avaliação de 2006, comparativamente à média dos últimos 11 anos. Desde 2000, a taxa média de crescimento anual na produção científica tem sido na ordem dos 13%.

O objectivo, relembra Marques dos Santos, é estar entre as 100 melhores da Europa até 2011.