João Lopes dos Santos e Eduardo Castro, investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e Nuno Peres, do Departamento de Física da Universidade do Minho, descobriram, numa parceria internacional, um semicondutor considerado inovador.

O novo semicondutor permite variar com maior facilidade a frequência de uma fonte de radiação. Os materiais semicondutores possuem uma banda de energia proibida (gama de energias em que não existem estados que possam transportar corrente eléctrica) que era impossível modificar até agora.

“Esta descoberta demonstra a possibilidade de um conceito novo: variar a caracterização do material através de um botão, em vez de ser obrigado a construir um material diferente”, explica João Lopes dos Santos ao JPN.

O semicondutor tem estas potencialidades porque é constituído pela sobreposição de duas camadas de grafeno, “o primeiro material conhecido que tem uma banda de energia proibida que se pode variar pela aplicação de uma voltagem”.

Se imaginarmos que um semicondutor é usado como fonte ou detector de radiação, por exemplo, a nova descoberta viabiliza uma gama de novas aplicações em campos muito variados.

João Lopes dos Santos exemplifica alguns casos práticos onde o semicondutor poderia ser utilizado: “permite variar o comprimento de ondas de radiação emitida se o material for usado como fonte de luz” ou até “poderia ser fabricado um laser no qual se pudesse variar o controlo da frequência das radiações”.

O projecto está ainda em fase de experimentação. A aplicação em termos industriais não será para já.

Equipa internacional

A descoberta do semicondutor foi feita no Laboratório de André Geim, na Universidade de Manchester, onde também foi descoberto o grafeno, em 2004.

Os portugueses João Lopes dos Santos, Eduardo Castro (FCUP) e Nuno Peres (Universidade do Minho) fazem parte da equipa de teóricos que trabalharam na modelização e interpretação dos resultados. Além destes, o projecto teve também a colaboração do Consejo Superior de Investigaciones Científicas – Madrid (Espanha) e da Boston University (EUA).