Chama-se “A canção de embalar que falta a Timor-Leste é a refeição certa” e está integrada no projecto “Prevenir é crescer”. A campanha tem como principal objectivo evitar o elevado grau de mortalidade infanto-juvenil através da imunização.

Em Timor-Leste, oito a nove crianças em cada 100 morrem antes de atingir o primeiro ano de idade. Três a quatro morrem antes de atingir os cinco anos, geralmente vítimas de doenças que podiam ser evitadas através da imunização, má nutrição ou subnutrição. A estes números acrescem ainda mortes de mulheres grávidas e lactantes pelos mesmos motivos.

A campanha está disponível em diversos formatos: televisão, rádio, imprensa, grande ecrã e Internet. Rosa Pereira, responsável pelo departamento de comunicação, justifica a opção de colocar o anúncio no popular site de vídeos YouTube como forma de contornar o problema de conseguir que os meios tradicionais divulguem a campanha em horário nobre e também como forma de chegar a mais gente.

A Médicos do Mundo é uma organização não-governamental (ONG) de ajuda humanitária, fundada em 1999.

Apenas possível graças à solidariedade

A campanha conta com a participação dos actores Ana Zanatti, Maria João Bastos e Albano Jerónimo e de um bebé timorense. Rosa Pereira realça que as campanhas que a ONG tem vindo a realizar são apenas possíveis em regime de pro bono, graças à solidariedade de diversas entidades.

A campanha é da autoria de Ana Costa Franco e Cristiana Couceiro. A realização coube a João Seiça, enquanto a produção ficou a cargo da ZMotion, empresa de publicidade com que a Médicos do Mundo trabalha há três anos.

Esta iniciativa “A Canção de Embalar que Falta a Timor-Leste é a Refeição Certa” está integrada no Programa Ampliado de Imunização, que está a ser desenvolvido pelos Médicos do Mundo em Timor-Leste. O objectivo é ensinar a alimentar, porque, de acordo com Rosa Pereira, “às vezes as pessoas têm os alimentos certos, mas não sabem como os utilizar ou variar”.