Mais de 800 alunos beneficiam do novo sistema de empréstimos sem fiador para estudantes, lançado em Setembro, segundo dados da banca relativos ao início de Dezembro, divulgados pelo Ministério do Ensino Superior (MCTES).

“O Governo considera uma prioridade o alargamento da base social e do número de estudantes que frequentam o ensino superior”, diz o MCTES em comunicado divulgado esta terça-feira. No lançamento do sistema, o ministro Mariano Gago afirmou que os empréstimos deverão abranger um total de 30 mil estudantes.

Neste momento, o sistema foi implementado pelos bancos BPI, Millenium BCP, BES, Santander-Totta, Caixa Geral de Depósitos, Montepio e BANIF, incluindo o Banco Comercial dos Açores.

Os empréstimos têm uma taxa de juro mínima, com um spread máximo de 1,0% apurada com base na taxa dos swaps, não dependente de avales ou garantias patrimoniais, que é reduzida para estudantes com melhor aproveitamento escolar. O prazo de reembolso é de seis a 10 anos após a conclusão do curso e pelo menos um ano adicional de carência de capital.