Coordenou, desde Outubro de 2006, a equipa de 11 pessoas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que assina a proposta para a expansão da Metro do Porto, apresentada na semana passada.

Perfil de Paulo Pinho

Nasceu no Porto, em 1956. Licenciou-se em 1978 na FEUP. Passou pela Faculdade de Ciências da UP, pela Universidade de Aveiro, até se doutorar, em 1995, em Planeamento Urbano na Universidade de Glasgow, na Escócia. Trabalhou na Direcção Geral do Ambiente, passou por Bruxelas, antes de voltar à FEUP.

Em entrevista, Paulo Pinho diz que a proposta do Laboratório de Planeamento da FEUP, que coordena, assegura um “equilíbrio entre o que é a capacidade de estruturação de um território e os seus transportes e o critério da procura”.

O professor catedrático responde ainda a quem diz que é possível fazer mais barato e lembra que as propostas têm um horizonte temporal de 10 a 20 anos.

A propósito da Linha da Boavista, diz que ela deve, preferencialmente, ser à superfície, já que actualmente o transporte público é entendido como “uma forma de animar o espaço público”.