O FC Porto vai conhecer amanhã, sexta-feira, em Nyon, na Suíça, o adversário na Liga dos Campeões. Benfica, Sporting e Braga, por seu turno, vão conhecer a sua sorte na Taça UEFA.

Os bicampeões nacionais acabaram em primeiro lugar do grupo A, o que lhes permite evitar equipas como o campeão europeu, AC Milan, o Barcelona e o Inter. A vitória no grupo permite aos “dragões” jogar a segunda mão da eliminatória em casa. O nome mais sonante dos possíves adversários do FC Porto é o Arsenal.

Para além do líder da Liga Inglesa, a equipa portuguesa pode encontrar o Celtic de Glasgow, a Roma, o Lyon, o Fenerbahçe, o Schalke 04 e o Olympiacos. A única equipa do pote com quem o Porto não pode jogar é o Liverpool, por terem pertencido ao mesmo grupo na 1ª fase.

Os grandes da segunda circular vão participar no sorteio da Taça UEFA, a par do Braga. Benfica e Sporting, depois de eliminados na Liga dos Campeões, defrontam os segundos classificados da fase de grupos da Taça UEFA. Os possíveis adversários das equipas de Lisboa são, para já, o Spartak de Moscovo, o Tottenham, o Helsinborg, o Atlético de Madrid e o Basileia.

Ainda falta conhecer mais dois possíveis adversários, que serão os segundos classificados dos grupos A e C. Garantido é que, apesar do Braga também ter terminado em 2º lugar, as equipas portuguesas não se cruzarão nesta fase da prova.

O Sporting de Braga está numa posição complicada para o sorteio, pois vai encontrar adversários de renome na Europa e que chegam à UEFA por via da Liga dos Campeões. Marselha, Rosenborg, Werder Bremen, Glasgow Rangers, PSV Eindhoven e Slavia de Praga são as equipas que poderão aparecer no caminho dos bracarenses para os 16-avos-de-final da segunda prova europeia mais importante a nível de clubes.

O sorteio das competições europeias vai ocorrer amanhã na Suíça. As equipas da Taça UEFA conhecem o seu destino às 12h00 em Portugal. A Liga dos Campeões define o alinhamento dos oitavos-de-final uma hora mais cedo.