A Viatura Móvel de Apoio à Prostituição (Vamp) é um projecto da Liga Portuguesa de Profilaxia Social do Porto, criado em 1998. Vai de encontro à população que exerce a prática da prostituição. “Em vez de serem eles a virem cá, nós vamos de encontro ao meio onde eles estão”, refere Edite Silva.

O grande objectivo é “prevenir e educar para a saúde, nomeadamente para as doenças sexualmente transmissíveis”.

A Vamp oferece simultaneamente um apoio psicossocial. “Somos o complemento de tudo: o social, o psicológico, a saúde, o psicossocial. A ideia é abranger estas vertentes todas”, afirma.

Durante dois anos houve ausência de financiamento e a Liga teve de suportou o projecto por custos próprios. De acordo com Edite Silva, “no ano de 2007 a Vamp está sem financiamento nenhum.”

A Liga sobrevive, actualmente, com os poucos apoios que lhe são prestados, através das cotas dos poucos sócios, dos donativos e do projecto de apoio domiciliário a idosos e seropositivos.

A Vamp faz quatro saídas semanais (de terça a quinta-feira as saídas são nocturnas: às sextas são diurnas) com uma equipa fixa para cada dia da semana.

Os casos mais complicados são encaminhados para a Liga, onde os utentes encontram médico, advogado, psicóloga, assistentes sociais. A Liga assegura a confidencialidade.