O concurso público internacional para a construção do novo edifício da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai ser lançado no início de 2008. O começo das obras está previsto para a época de Verão, afirmou ao JPN o director da faculdade, Agostinho Marques.

O novo edifício conseguiu agora financiamento por parte do Ministério do Ensino Superior e do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que cede 13,7 milhões de euros à Reitoria da Universidade do Porto para avançar com o projecto.

O prédio vai ficar na parte externa da unidade hospitalar e vai ser composto por “três corpos [edifícios] ligados por uma construção transversal”, adiantou Agostinho Marques. O novo edifício albergará as estruturas de investigação, que, neste momento, estão dispersas e em condições precárias.

O director da FMUP prevê que o prédio fique pronto daqui a dois anos e meio, o que vai causar dificuldades para a faculdade. Vão ser demolidas “algumas estruturas, que são más mas necessárias, e os departamentos de clínica geral, os serviços de bioética e e os centros de informática vão ser deslocados para o piso subterrâneo da própria FMUP”.

As melhorias nas faculdades de Medicina e Farmácia e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) já estão previstas. Ainda sem solução à vista está a Faculdade de Nutrição, cujo futuro edifício já tem projecto. O reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, disse ao JPN que a “fase seguinte é encontrar verbas para Nutrição”.