Tal como 2007, as discussões que a nova lei do tabaco, que entrou em vigor ontem, terça-feira, trouxe pareciam ter ficado para trás nos cafés do centro de Vila Nova de Gaia visitados esta quarta-feira pelo JPN. A maioria dos estabelecimentos adoptaram a opção de “não fumadores” e, por agora, uma opinião é comum: a lei está a ser cumprida com normalidade.

Pedro Sousa, empregado do café Come Back, diz que “ainda ninguém infringiu a lei”. “As pessoas estão a aceitar e vão lá para fora fumar”, explica. Alguns clientes perguntam, em tom de brincadeira, “se já não se põe os cinzeiros em cima das mesas”.

“A lei está a ser cumprida melhor do que se esperava”, diz Carlos Sousa, gerente do café e padaria Arco-Íris. “Eu próprio fumo e acho que o ambiente está melhor”, acrescenta. No que toca aos clientes, “ainda ninguém se queixou”. “As pessoas vão fumar lá para fora”.

Vera Ferreira, sócia-gerente da confeitaria Davilina, partilha da mesma opinião. “O ambiente está muito melhor sem o fumo”. “Por enquanto os clientes continuam a vir e não tem havido problemas”, diz. No café Angola, “o ar está muito mais limpo”, diz a gerente Elvira Sousa. “O ambiente é o mesmo e os clientes habituais continuam a vir”.

Do lado de fora do Angola, Luís Negrão tinha acabado de acender um cigarro. O cliente é a favor da nova lei do tabaco: “Temos de respeitar os não fumadores”. “Com certeza, eu também vou conseguir diminuir nos cigarros”.

Nos quatro estabelecimentos visitados pelo JPN ainda não tinha havido nenhum tipo de fiscalização. A lei do tabaco [PDF] proíbe o fumo em estabelecimentos públicos, centros comerciais, cafés e bares.