Freitas-Magalhães, distinguido como Educador Internacional do ano 2007 pelo Centro Biográfico Internacional (IBC) de Cambridge, Inglaterra, falou ao JPN do seu longo estudo acerca do rosto humano, em particular do sorriso.

É psicólogo e professor de Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto. É director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab) dessa universidade.

É, também, investigador na área da Psicologia das Emoções e autor de vários livros (um deles, “A Psicologia do Sorriso Humano”, é pioneiro em Portugal), tendo também diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

O mais recente livro de Freitas-Magalhães intitula-se “A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano”. O Laboratório de Expressão Facial da Emoção conta com vários estudos acerca do sorriso nos portugueses – desde a diferença nos sorrisos de homens e mulheres até à conclusão de que o sorriso faz bem à depressão. Um dos mais recentes centrou-se no sorriso dos políticos.