O ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, afirmou hoje, quinta-feira, que em 2009 o Governo vai dar “prioridade orçamental” ao sector. No final de uma reunião com os reitores das universidades públicas, que contou com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, Gago avisou, porém, que o financiamento não vai premiar a “mediocridade”.

“O Governo não pretende distribuir dinheiro de uma forma uniforme pelas instituições. Pretende que esse financiamento acrescido e prioridade orçamental futura se traduzam num reforço das condições daqueles que, dentro das universidades, querem tornar as universidades melhores”, disse, citado pela Rádio Renascença.

“Há muitos parâmetros de eficiência, mas também de realização em termos de formação, captação de receitas, formação de pessoas, captação de estudantes e novos públicos e contributo para a vida cultural, social e económica do país, que permitirão que essa prioridade orçamental acrescida ao ensino superior não premeie a mediocridade”, esclareceu.

Gago disse ainda que o Governo está a reflectir “com muita antecedência” sobre o que vai ser feito em 2009 “para ser possível discutir com seriedade as necessidades reais do desenvolvimento do ensino superior para o futuro e a intenção clara de apostar e de garantir uma prioridade, também orçamental, que permita às universidades e institutos politécnicos cumprirem melhor a sua missão”.

O Orçamento de Estado para 2008 foi criticado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Em muitas instituições, as verbas do OE são inferiores aos custos previstos com pessoal. Já o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos considerou que se tratava de um “orçamento de dificuldades, mas também de oportunidades”.