O projecto da futura Avenida Nun’Álvares foi divulgado em Julho de 2007 pela Câmara do Porto. Prevê a construção de uma via de 1,5 quilómetros entre a Praça do Império e a Avenida da Boavista, com três faixas em cada sentido.

O documento mereceu várias críticas, levando a autarquia a alargar o período de discussão pública até 31 de Dezembro. Neste momento, a câmara está a preparar uma solução definitiva que estará pronta no primeiro trimestre deste ano e que deverá contar com os contributos do grupo de técnicos associados à Junta de Nevogilde.

O comprimento e largura da via foram dois dos pontos mais criticados do projecto. Críticos como Miguel Veiga afirmaram que a via será “muito maior que a Marechal Gomes da Costa e muito mais larga que a Avenida da Boavista”.

Um abaixo-assinado, que contou com outros notáveis como o presidente do BPI, Artur Santos Silva, e o arquitecto Eduardo Souto Moura, criticou ainda a falta de um estudo de tráfego para sustentar o projecto. “Queremos viver numa cidade sem muralhas de cimento”, referiu, em Setembro, Miguel Veiga.

O projecto inclui também a construção de moradias, prédios de habitação até cinco andares e equipamentos desportivos, sociais e culturais (no total, 1.200 casas para cerca de 3.000 pessoas).