A Colecção Egípcia do Museu de História Natural da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai ser mostrada ao público pela primeira vez e na íntegra. A exposição “Os Mistérios do Além no Antigo Egipto” é inaugurada a 26 de Janeiro, na Casa-Museu Teixeira Lopes, em Gaia.

“Estas 103 peças fazem dela a maior das colecções egípcias existentes na região norte e a segunda maior de Portugal, logo a seguir à do Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa”, afirma a autarquia, em comunicado.

Na mostra estarão representadas as principais épocas históricas que caracterizaram o desenvolvimento da civilização dos faraós. Em destaque, estão objectos ligados ao culto funerário, como uma máscara dourada que esteve 20 anos ausente para restauro (na foto) e um sarcófago de madeira revestida por cartonagem pintada, com cenas alusivas à vida do defunto após a morte.

A exposição ficará patente até final de Fevereiro, de terça-feira a sábado, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, e aos domingos e feriados, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.