Depois do Bolhão, da Praça de Lisboa e do Pavilhão Rosa Mota, a Câmara do Porto vai passar a gestão de outro espaço conhecido do Porto a privados. Segundo o “Jornal de Notícias” (JN) e “O Primeiro de Janeiro” desta sexta-feira, a autarquia vai lançar um concurso para alienar a gestão do Mercado Ferreira Borges por 20 anos.

O JN cita uma proposta, assinada pelo vereador da Cultura, Gonçalo Gonçalves, em que é dito que “é chegada a hora de serem concretizados novos caminhos de funcionamento/exploração/gestão do Mercado Ferreira Borges, comprovado que está ser político-financeiramente insustentável dar continuidade ao actual modelo”.

A câmara entende que a reabilitação do imóvel – visto como “subaproveitado – é muito cara. O promotor privado que ficar com a gestão do Mercado terá de o requalificar e pagar uma renda semestral à autarquia e será obrigado a ceder algumas horas de utilização do espaço pelo município, de forma gratuita.

A proposta que vencer o concurso terá de assegurar o respeito pela “estética” e as “características arquitectónicas do imóvel”. O presidente da câmara, Rui Rio, vai presidir a comissão de avaliação do concurso, que decidirá quais são os dois melhores projectos, de entre os quais sairá o vencedor.

Segundo o JN, a sala de espectáculos Hard Club é um dos candidatos à gestão do espaço. O jornal acrescenta que a proposta passa por ocupar a margem direita do edifício.