A partir desta quarta-feira, o site Last.fm permite a audição gratuita de faixas musicais completas e álbuns de música inteiros, pondo à disposição dos utilizadores “a maior colecção legal de música para ouvir gratuitamente on-line”, segundo Richard Jones.

O acordo da Last.fm, que conta com 20 milhões de utilizadores, foi firmado com as mesmas multinacionais e com várias editoras independentes – ao todo, neste momento, há 3,5 milhões de canções disponíveis para audição.

Uma rádio que conhece o ouvinte

O Last.fm é um site comunitário musical que nasceu em 2002 no Reino Unido. Permite ouvir artistas semelhantes a outros e criar sequências de músicas baseadas nos gostos do utilizador. Foi comprado em Maio de 2007 pela CBS por cerca de 190 milhões de euros.

A nova funcionalidade está ainda em fase experimental. Cada faixa pode ser ouvida apenas três vezes sem pagar. Para ouvir uma faixa ilimitadamente será preciso pagar, mas o serviço ainda não está disponível. Por enquanto, só no Reino Unido, EUA e Alemanha é possível experimentar a audição gratuita, mas o Last.fm está a trabalhar para disponibilizar esta funcionalidade noutros países.

No ano passado, o serviço Imeem assinou parcerias com as quatro multinacionais (EMI, Sony BMG, Universal e Warner) no mesmo sentido.

Pagar aos artistas

O Last.fm pagará directamente aos artistas por cada audição, o que permite aos músicos receberem uma quantia baseada na popularidade da canção, em vez de um valor fixo. As receitas serão conseguidas através de publicidade.

Artistas sem contrato com uma editora podem colocar a sua música no site gratuitamente e ser pagos por cada audição. “Hoje estamos a redesenhar a economia musical”, afirmou Richard Jones, da empresa.