Um festival que assume o vídeo como linguagem emergente e propícia à experimentação em contexto académico. É desta forma que se apresenta o U. Frame – Festival Internacional de Vídeo Universitário, organizado pelas universidades do Porto e da Corunha, e aberto a estudantes universitários de todo o mundo. A primeira edição acontece de 1 a 5 de Outubro, no Porto.

“Um dos principais objectivos é criar um espaço de visibilidade e intercâmbio de experiências entre os participantes. Queremos um bom ambiente e dar visibilidade às obras, que normalmente ficam na sala de aula”, explica Joana Miranda, da organização do festival.

“Dar formação, premiar a criatividade e dar visibilidade” são metas do U.Frame, que promete, para isso, workshops, conferências, várias secções de competição, animação na Baixa portuense e convívios nocturnos. As inscrições estão abertas até 15 de Abril.

O certame aposta também em dois veículos menos ortodoxos no que toca ao audiovisual: filmes feitos em telemóvel e no popular ambiente virtual Second Life. “Estamos a falar para um universo muito jovem, que usa estas ferramentas de forma muito hábil e que está em ecrãs que não são os oficiais. Estamos com muita curiosidade para ver o que vai acontecer”, refere Joana Miranda.

Nicho a explorar

“Um festival que surge numa academia tem que ter uma parte experimental”, acrescenta André Valentim Almeida, também da organização. “O vídeo torna as coisas muito mais fáceis e práticas e permite extrapolarmos o festival para outro tipo de media. Queremos que cada vez mais o festival adopte a uma distribuição diferente, com novas formas de produção”, aponta.

“É uma resposta ao hype da produção de conteúdos pelos próprios utilizadores”, explica. “É impressionante a explosão que isto tem tido. Há aqui um nicho que tem que ser explorado. O uso do telemóvel também permite dar a oportunidade a quem não tem meios técnicos”.

A ideia para um festival organizado pelas universidades do Porto e da Corunha “surgiu com alguma naturalidade”, facilitada pela “relação pré-existente em termos científicos e académicos”. Em 2009, o U.Frame acontecerá na universidade espanhola, mas não está descartada a hipótese de no futuro o festival passar por outros países.