Advogado José António Pinto Ribeiro substitui Isabel Pires de Lima no Ministério da Cultura.

O advogado José António Pinto Ribeiro, de 61 anos, é o novo ministro da Cultura, que vem substituir Isabel Pires de Lima, depois desta ter pedido a exoneração do cargo, segundo o Governo.

O Ministério da Cultura será liderado por um advogado, licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa entre 1964 e 1969. Entrou na Ordem dos Advogados em 1971.

José António Pinto Ribeiro é administrador da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Colecção Berardo e da PT Multimédia.

Foi sócio fundador e presidente da direcção do Fórum Justiça e Liberdades, organização que estuda e promove os direitos cívicos em Portugal. Dentro desta área, participou em colóquios, debates e programas de televisão e rádio.

Advogado de longa data, já realizou diversas actividades jurídicas em Portugal e no estrangeiro. Elaborou, por exemplo, projectos para o Governo sobre empresas públicas bancárias e interveio em processos judiciais na África do Sul e nos EUA.