Um estudo levado a cabo pelo professor Tim Lenton da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, deu a conhecer as nove regiões do planeta que, ainda este século, poderão mudar drasticamente. Essas mudanças estão a ser originadas pelas alterações climáticas, com destaque para o sobreaquecimento do nosso planeta.

“A sociedade não deve ser enganada por uma falsa sensação de segurança, ditada por projecções ligeiras de alterações globais”, declara Lenton num comunicado da Universidade de East Anglia. Segundo o investigador, as consequências do aquecimento global vão-se fazer sentir nos próximos 100 anos.

Os investigadores deram o nome de “tipping elements” (pontos de viragem) aos nove componentes do sistema climatérico que estão em risco de ser vítimas de extremas mudanças.

São eles: o degelo do Árctico (processo que apontam como concluído nos próximos dez anos); o recuo da camada de gelo na Gronelândia; o colapso da plataforma gelada do Oeste da Antárctida (300 anos); o colapso da corrente oceânica global (100 anos); o aumento da variação do El Niño no Pacífico (100 anos); o colapso das monções na Índia (um ano); a interrupção das monções na região ocidental de África (dez anos); o desaparecimento da floresta da Amazónia (50 anos); e o desaparecimento da floresta boreal (50 anos).