Os presidentes das juntas de freguesia de Santo Ildefonso e da Vitória manifestaram o seu apoio à iniciativa da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP) para a implementação de um sistema de videovigilância na Baixa da cidade, de modo a reforçar a segurança e trazer mais pessoas à zona.

“Não é original nem pioneiro”, constatou ao JPN o presidente da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, Wilson Faria, reforçando que é algo “que se está a fazer nas grandes capitais europeias”.

Para o presidente desta junta de freguesia onde (caso o projecto seja aprovado pela Câmara do Porto e pela PSP) vão estar colocadas a maior parte das 24 câmaras propostas, a iniciativa da ABZHP é “bem-vinda”.

Wilson Faria acredita, ainda, que os pequenos furtos poderão diminuir com a aplicação do projecto no terreno e que “não é surpresa nenhuma” que as medidas de prevenção do crime estejam a seguir este caminho.

Respeitar a privacidade

A iniciativa recebe também o apoio do presidente da Junta de Freguesia da Vitória, António Fernando Oliveira, que acrescenta uma ressalva: tem que ser “respeitado o direito à privacidade a que cada um tem direito”.

O projecto da ABZHP prevê também a colocação de câmaras também na freguesia de Cedofeita, mas não foi possível entrar em contacto com o presidente desta junta.