O líder de Cuba, Fidel Castro, anunciou esta terça-feira que não se vai voltar a candidatar aos cargos de Presidente do Conselho de Estado e de chefe das Forças Armadas, depois de 49 anos no poder. Na sua mensagem, publicada no jornal oficial “Granma”, Fidel Castro é claro: “não aspirarei nem aceitarei” os cargos de Estado.

Castro, de 81 anos, estava afastado das suas funções há 19 meses por causa do seu estado de saúde, estando o seu irmão, Raul Castro, à frente do governo (cargo que acumula com o de ministro das Forças Armadas) desde Julho de 2006.

O líder cubano já havia admitido, em Dezembro do ano passado, a possibilidade de deixar a liderança do país, para dar lugar a “pessoas mais jovens”. “O meu dever elementar não é agarrar-me a cargos”, declarou na altura.

Raul Castro vai assegurar a presidência até ao dia 24 deste mês, data em que se espera que o Parlamento eleja o novo presidente. O irmão de Fidel é uma escolha provável, embora, de acordo com a BBC, haja a possibilidade de a assembleia eleger o vice-presidente, Carlos Lage Davila.

O mais antigo líder das Américas

Fidel Castro subiu ao poder em 1959, depois de derrubar o regime do ditador militar Fulgencio Batista. Castro declarou-se socialista e reformulou a estrutura político-económica de Cuba, relançando a agricultura, nacionalizando grande parte da indústria nacional e estrangeira e melhorando o acesso dos mais desfavorecidos à saúde e à educação. Castro era o líder que há mais tempo se encontrava no poder nas Américas.

Embora inicialmente apoiado pelos EUA, depois da sua subida ao poder Castro passou a aliado do regime soviético. A crise dos mísseis, em 1962, quando a União Soviética instalou, em Cuba, mísseis direccionados para os EUA, quase levou à concretização da guerra latente entre as duas potências.

“O meu desejo foi sempre cumprir o dever até ao último suspiro”, declara Fidel na mensagem publicada no “Granma”. Embora se retire dos cargos de chefia, Castro, que já não é visto em público há 18 meses, mantém-se como secretário-geral do Partido Comunista cubano. “Não me despeço de vós. Desejo apenas combater como um soldado das ideias.”