Maria de Medeiros foi escolhida artista da UNESCO para a paz. O cargo significa que a actriz tem agora como papel a promoção dos valores e actividades da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em todo o mundo. Esta distinção contribui também para “valorizar os artistas portugueses e as expressões artísticas portuguesas em geral”, como é referido no comunicado emitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Director-Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, congratulou-se pela escolha. “Estou seguro de que Maria de Medeiros valorizará e dignificará os altos valores da UNESCO em domínios tão diversos como a promoção da criatividade, das artes vivas, das indústrias culturais e da educação artística”, sublinhou.

Com esta nomeação, Maria de Medeiros torna-se a primeira portuguesa a receber a distinção e junta-se a outras individualidades do mundo das artes na defesa da paz como, por exemplo, Gilberto Gil, Marisa Berenson, Joaquin Cortés ou Céline Dion.

A cerimónia de nomeação é a 17 de Março na sede da UNESCO, em Paris. O encerramento está a cargo do próprio trio de “jazz” de Maria de Medeiros com um concerto alusivo ao tema da paz.