Quatro institutos politécnicos do Norte estão a preparar a formação de um consórcio. O projecto, que envolve os politécnicos do Porto, Cávado e Ave, Bragança e Viana do Castelo, já está a ser discutido desde Outubro do ano passado e tem como objectivo regular a oferta de formação, investigação e prestação de serviços ao país e à comunidade, assim como a criação de um programa estratégico esclarecido face à necessidade da região.

“A criação de um consórcio de estabelecimento de ensino superior poderá fazer lembrar a construção da própria comunidade económica europeia a partir dos diversos países, ou seja, cada país manteve a sua absoluta independência, da mesma forma que cada politécnico manterá a sua individualidade”, defende Rui Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), ao JPN.

A formação de consórcios entre instituições de ensino superior foi uma das soluções apontadas pelo Governo para reorganizar o ensino superior. O único obstáculo à sua constituição é “saber aquilo que se entende por consórcio a nível de instituições de ensino. A lei aconselha, mas ainda não está regulamentada”, afirma Rui Teixeira.

Mestrado comum

A sinergia entre os quatro institutos vai permitir a criação de um mestrado comum na área da Gestão. Os alunos das quatro instituições vão ter um tronco comum, a funcionar em simultâneo nos diversos politécnicos, que vai permitir a mobilidade de estudantes e professores. O mestrado terá a duração de quatro semestres e começa a funcionar no início do próximo ano lectivo.

O líder do politécnico do Alto Minho diz acreditar “francamente no sucesso deste consórcio”, que aguarda a regulamentação do Ministério do Ensino Superior. O presidente do IPVC confia no projecto e salienta que “40% dos alunos portugueses já frequentam um politécnico e no futuro o número poderá ser superior a 60%”.