A Universidade de Coimbra (UC) foi seleccionada pela União Europeia (UE) para ministrar o único Mestrado Avançado Europeu em Ecologia Aplicada (EMAE), em parceria com as Universidades de Poitiers (França), Kiel (Alemanha) e Norwich (Reino Unido).

O projecto, financiado pela União Europeia através do programa Erasmus Mundo, contará ainda com a colaboração de universidades do Brasil, Equador, Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália.

Segundo Paulo Sousa, coordenador do mestrado, os alunos que participarem na formação terão aulas no mínimo em duas universidades europeias, podendo desenvolver as teses em qualquer uma das instituições integradas no projecto.

Na UC, através do departamento de Zoologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, os alunos poderão especializar-se nas áreas de bioindicação de qualidade ambiental e toxicologia de qualidade ambiental.

“Troca de experiências”

Paulo Sousa elenca as vantagens do mestrado: a possibilidade de “fazer parte curricular em diferentes instituições”, conhecer “perspectivas diferentes da ecologia”, o “contacto com diferentes professores” e a “troca de experiências”.

A formação terá início em Setembro e será frequentada por 26 alunos, 20 dos quais provenientes de países fora do espaço comunitário. Neste momento, há mais de 500 candidatos.

As candidaturas exteriores à UE, duas das quais exclusivas para estudantes provenientes dos Balcãs, já terminaram. Segundo o coordenador do mestrado em Portugal, as outras seis vagas admitem candidatos “até meados de Junho”.