39.627 é o número de licenciados de Portugal Continental inscritos nos centros de emprego, à procura de primeiro ou de novo trabalho, entre os 15 os 64 anos. O número equivale a 4,5% do número total de licenciados. A informação consta do relatório “A procura de emprego dos diplomados com habilitação superior”, conhecido esta sexta-feira.

O estudo foi realizado pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI), do Ministério do Ensino Superior, e apresenta dados relativos ao mês de Dezembro de 2007.

O relatório revela que as áreas de estudo com maior número de desempregados são as Ciências Empresariais (16,2% do número total de desempregados); Formação de Professores/Formadores e Ciências da Educação (15,8%); Ciências Sociais e do Comportamento (13,0%); e Engenharia e Técnicas Afins (8,4%).

No extremo oposto, com baixos níveis de desemprego, encontram-se os cursos de Serviços de Transporte (0,1%); Serviços de segurança (0,1%); Ciências veterinárias (0,3%); Matemática e Estatística (0,6%); e Informática (0,8%).

No entanto, as categorias profissionais mais saturadas (onde a procura é mais acentuada) são sobretudo as de especialistas das profissões intelectuais e científicas (30% das candidaturas a emprego); especialistas das ciências físicas, matemáticas e engenharia (12%); docentes do ensino secundário, superior e profissões similares (12%); profissionais de nível intermédio de ensino (8%); e especialistas das ciências da vida e profissionais de saúde (8%).

Em relação ao mês homólogo de 2006 o número de indivíduos com habilitação superior inscritos nos centros de emprego diminuiu 6,5%, o que representa uma redução de 2.686 desempregados.