A manifestação desta quinta-feira em Belgrado, contra a independência da região do Kosovo, culminou com a invasão e a destruição parcial da embaixada norte-americana.

O representante da Rússia na NATO, Dimitri Rogozine, afirmou, citado pela AP, que a Rússia se reserva o direito de “utilizar a força” caso a NATO expanda as suas operações no terreno. A Rússia responsabilizou os países ocidentais pela violência em Belgrado, que causou vários feridos e um morto.

A Rússia afirma que não tem qualquer dúvida que em breve a NATO vai instalar bases militares no Kosovo. O diplomata norte-americano Nicholas Burns, também citado pela AP, alertava Moscovo para ser “mais responsável nos comentários que faz em relação ao Kosovo”.

Relações entre União Europeia e Sérvia em risco

A União Europeia pediu à Sérvia protecção para as embaixadas estrangeiras que estão a ser alvo da violência, o que poderá influenciar as relações entre a Europa e os sérvios.

A violência, segundo Javier Solana, responsável pela política internacional da UE, poderá prejudicar os trabalhos sobre a definição do Acordo de Associação e Estabilização.

Este acordo foi iniciado no ano passado, mas EU só assina se Belgrado cooperar com o tribunal das Nações Unidas para os crimes de guerra na extinta Jugoslávia.