O Campeonato de Portugal de Pista Coberta, que decorreu durante o fim-de-semana em Pombal, registou dois novos recordes nacionais e quatro mínimos para o Campeonato do Mundo a realizar em Valência entre os dias 7 e 9 de Março. Esta era a última oportunidade para os atletas conseguirem marcar presença na cidade espanhola

O destaque vai para as marcas de Francis Obikwelu (Sporting), nos 60 metros, Jessica Augusto (Maratona CP), nos 1.500 metros, Sandra Teixeira (Sporting), nos 800 metros, e ainda Elisabete Tavares (Sporting), no salto à vara. Com estas marcas, os atletas conseguiram o apuramento para o Mundial de Pista Coberta.

No sábado, Elisabete Tavares esteve em destaque ao estabelecer um novo recorde nacional no salto à vara, ao passar a fasquia a 4,40 metros, superando a marca anterior (4,35) que lhe pertencia desde Janeiro. “Estou muito contente, porque já procurava esta marca há muito tempo”, afirmou, no final, Elisabete Tavares. No segundo dia de campeonatos, o destaque vai para Sandra Teixeira, que garantiu também mínimos nos 800 metros.

Ainda nos 800 metros femininos, nota para Dina Soares, do Briosos Valboenses, que percorreu a distância em 2.11,70 metros, fazendo cair o recorde nacional de juvenis, que pertencia há 20 anos a Carla Sacramento. Já no final do campeonato foi dada razão a um protesto de Susana Costa, do Sporting, campeã de Portugal no triplo salto – viu ser validado um salto (de 13,77 metros, novo recorde nacional) que tinha sido considerado nulo.

Antes da competição, estavam já qualificados Marco Fortes (peso), Rui Silva (1.500 metros), Nélson Évora (triplo), Jessica Augusto (3.000 metros), Naide Gomes (comprimento) e Sandra Teixeira (1.500 metros).

“Atletismo português está bem vivo”

Em declarações ao JPN, Abreu Matos, ex-seleccionador nacional de atletismo e actual treinador de Naide Gomes, mostrou-se muito satisfeito com as marcas obtidas no Campeonato de Portugal de Pista Coberta, referindo mesmo que “este campeonato de Portugal foi um dos momentos mais altos ao nível da pista coberta ao nível nacional”

Para o ex-seleccionador nacional o atletismo português vive “um óptimo momento, demonstrando que está bem vivo e com marcas de muita qualidade”.

Para o Mundial de Valência, Abreu Matos lembra que “não nos podemos cingir só à conquista de medalha”, mas não esquece que a atleta que actualmente treina, Naide Gomes, é uma “grande candidata” à vitória final.

A atleta do Sporting detém a segunda melhor marca mundial do ano, mas Abreu Matos lembra que isso não faz dela vencedora, mas sim candidata. “A marca que ela detém coloca-a entre as favoritas para este Mundial. É muito difícil chegar às medalhas mas ela é uma candidata. Eu como técnico assumo só como candidata e não com tendo a obrigação de ser medalhada”.

Com os Mundiais de Valência à porta (7 a 9 de Março), as expectativas em torno da selecção portuguesa são grandes. Marco Fortes, Rui Silva, Nélson Évora, Jéssica Augusto, Naide Gomes, Sandra Teixeira, Elisabete Tavares e Francis Obwikelu serão os representantes portugueses.