O presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Rio, inaugurou esta segunda-feira um novo pavilhão desportivo na escola básica João de Deus, na freguesia de Ramalde. A recuperação da instituição, que abriga 375 alunos, foi feita no âmbito do “esforço para requalificar o parque escolar”, defendeu o autarca. A reabilitação da escola, aberta há 17 anos, inclui também a construção de uma biblioteca, de um laboratório e possibilita a instalação de uma estação meteorológica.

A obra está a cargo da empresa municipal Gestão de Obras Públicas (GOP, EM) e é fruto de um investimento de 634 mil euros. Para além de Rui Rio, a inauguração contou com a presença do vereador da Educação, Vladimiro Feliz, e do presidente da Junta de Ramalde, Manuel Maio.

“A inclusão social é uma prioridade”

Rui Rio defende o investimento na área da educação e da inclusão social como obrigação do Estado. Para o autarca, que vê a inclusão social como “uma prioridade”, o Estado “tem fortíssimas obrigações” no sector da educação. “No dia em que as escolas não funcionarem bem, nós estamos seguramente a criar em Portugal um futuro bem pior que o nosso presente”, sublinhou.