Quinze anos depois da sua criação, a Linha Sida é cada vez mais conhecida e procurada, recebendo em média 900 telefonemas por mês. Se inicialmente era mais solicitada por pessoas que queriam informações sobre o que é o VIH/sida, agora o que procuram é respostas ligadas ao risco de infecção devido a comportamentos de risco e locais onde podem fazer os testes de detecção do vírus.

Como contactar a Linha Sida?

A linha está acessível através do número 800 26 66 66, de segunda-feira a sábado, das 14h00 às 20h00.

“Foram cumpridos os objectivos de informar e aconselhar sobre a problemática da sida”, diz ao JPN a coordenadora da linha, Paula Silva de Sousa. “Respondemos às necessidades de cada pessoa que nos contacta, que são das mais diversas”.

Em Dezembro de 2007 estavam identificados 32.491 casos de infecção de VIH/sida em Portugal, mais 2.125 face ao ano anterior no mesmo período de tempo, segundo os últimos dados do Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis do Instituto Ricardo Jorge.

Linha Sida é “fundamental”

A linha é procurada “maioritariamente por população masculina, jovens adultos e adultos e, sobretudo, pessoas que, ao contrário do que acontecia inicialmente, têm informação sobre a problemática do VIH/sida que pretendem aprofundar“, diz Paula Silva de Sousa.

Este apoio telefónico é uma iniciativa da Comissão Nacional de Luta Contra A Sida e é já, segundo Paula Silva de Sousa, considerado fundamental em Portugal. “Num país em que continuámos a ter um número grande de pessoas infectadas pelo VIH/sida, e acreditando que a informação e o aconselhamento são a principal arma na prevenção da transmissão, acho que é importante que exista um serviço deste natureza”, conclui.