A escalada de preços do trigo no mercado mundial, nos últimos meses, pode levar as empresas portuguesas ligadas ao sector da panificação a terem de subir o preço do pão por unidade. O aviso foi lançado pelo presidente da ACIP (Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares), Carlos Alberto Santos.

Carlos Santos admitiu ao JPN que não há hipótese de evitar a subida de preço do pão, visto que o “trigo é a matéria-prima principal” utilizada no fabrico deste alimento. “Se nos sobem a matéria-prima temos de subir o preço final”, afirmou o presidente da ACIP.

O valor referenciado por Carlos Alberto Santos foi de 15 cêntimos por pão de 40 gramas, o que corresponderia a um aumento de 50% em relação aos preços praticados actualmente. O presidente da ACIP considera este valor o mais correcto e o que permite a sobrevivência das empresas do sector face aos consecutivos aumentos de preços dos cereais.

O responsável da ACIP disse, ainda, que só cobrando 15 cêntimos por pão é que as empresas vão conseguir cumprir as obrigações legais, alertando para o facto de muitos empresários ligados à panificação não acompanharem a escalada de preços.

Aumento de preços divide comerciantes ligados ao sector

Fernando Moreira, proprietário de uma padaria no centro da cidade do Porto, cobra dez cêntimos por pão desde que começou a produzir. A subida de preços nos últimos três anos não levou o proprietário a alterar os preços no estabelecimento. Contudo, admitiu que o aumento do valor do trigo nos últimos sete anos não lhe deixa outra hipótese senão subir o valor do pão por unidade, afirmando que “a farinha está cada vez mais cara”.

Fernanda Costa, proprietária de uma pastelaria e padaria no Porto considera “um exagero” o valor de 15 cêntimos mencionado pelo presidente da ACIP e afirma que há muitas padarias que mantêm o preço do pão muito baixo para atrair mais clientes. “As pessoas vão buscar onde é mais barato”, afirmou Fernanda Costa.

Preço dos cereais continua a subir nos mercados internacionais

O preço do trigo atingiu o novo recorde de 12 dólares por alqueire nos últimos dias. As últimas subidas foram impulsionadas pelo Cazaquistão, fornecedor mundial de cereais, que anunciou a aplicação de tarifas de exportação aos cereais que produz, de forma a controlar a inflação interna. Estas medidas também foram postas em prática na Rússia e na Argentina.

Desde 1974, o preço dos alimentos têm vindo a aumentar, chegando a atingir uma subida de 40% no ano passado. O relatório divulgado pela Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, em inglês), no início de Fevereiro, aponta para uma subida da produção mundial de cereais em 2008, sobretudo na Europa e nos EUA, mas revela que os preços se vão manter altos, com tendência a aumentar ainda mais. Os preços do trigo a nível mundial aumentaram 83% desde 2007.