A jogar em casa, Porto, Benfica e Sporting sentiram dificuldades em ultrapassar equipas teoricamente mais acessíveis. A iniciar a partida com jogadores menos utilizados, Benfica e Porto precisaram de tirar da cartola trunfos para vencer. O Vitória de Setúbal foi à Naval arrancar uma vitória mais sofrida. O Sporting, quase sem fazer alterações, marcou já em período de descontos.

Na Luz, os adeptos benfiquistas puderam assistir a uma vitória caseira há muito aguardada. Com uma primeira parte muito lenta, em parte graças à pouca iniciativa do Moreirense da II Divisão, o Benfica só adquiriu a intensidade pedida com a entrada de Rui Costa e do avançado Makukula. O primeiro a marcar foi o maestro aos 70 minutos. O segundo golo também saltou do banco. Makukula aos 86 minutos, numa desatenção da equipa visitante, marcou para o Benfica e fechou o marcador.

O Porto encontrou um Gil Vicente com vontade de supreender no Dragão. Apesar de furtuitos lances de perigo, o jogo decorreu em velocidade de treino. O Gil Vicente construíu dois lances de perigo para a baliza portista, igual número de lances criados pelo Porto, um dos quais resultou no golo de Taric, aos 23 minutos. Com a entrada de Lucho e Lisandro, o Porto impôs de vez a qualidade, mesmo sem que o Gil Vicente baixasse os braços.

Em Alvalade viveu-se uma noite sem estrelas. A equipa sportinguista raramente chegava com perigo à área do Estrela da Amadora, que pouco fazia para supreender. Aos 81 minutos gritou-se golo em Alvalade, mas o jogador do Estrela estava fora de jogo. Já se pensava em prolongamento quando, aos 91 minutos, o Sporting mudou o rumo do resultado. O lance é confuso, mas Purovic arruma o assunto ao cabecear a bola para o fundo das redes.

Na Figueira, a equipa da casa dominou a primeira parte, mas foram os visitantes os primeiros a marcar por Leandro. O empate da Naval não tardou a chegar e aos 64 minutos marcou Paulão. Já a ouvir-se um outro fado, o Setúbal lançou-se ao ataque. O segundo golo resulta da insistência atacante do Vitória de Setúbal e teve assinatura de Robson. Até ao final, a Naval não desistiu do apuramento, mas sem resultados práticos.