A nova rede de rádios europeias começa a emitir a partir de Abril. O consórcio conta, desde já, com 16 rádios, espalhadas por 13 países. O objectivo é que as estações radiofónicas, integradas no projecto, emitam, diariamente, 30 a 60 minutos de programas subordinados a temática da União Europeia. A médio e longo prazo, a Comissão Europeia pretende que todos os Estados-membros tenham pelo menos uma rádio ligada à “rede europeia”.

A representar Portugal nesta rede está a rádio Europa Lisboa. A emitir diariamente em FM na zona da grande Lisboa e em on-line, a rádio não vai sofrer grandes alterações ao nível programático. Antonieta Costa, directora da rádio Europa Lisboa, explica ao JPN que a estação vai “incluir apenas três novos programas, com temas de economia, política e cinema europeus, com uma duração de trinta minutos”.

A rádio Europa Lisboa esteve ligada durante 20 anos à rádio Paris Lisboa e surgiu em 2006 com uma “nova cara”. Os conteúdos programáticos foram alterados e tornou-se uma estação virada para a Europa.

“A rádio tem por vocação os olhos postos no continente europeu, nomeadamente no que diz respeito à parte editorial e da informação”, explica Antonieta Costa. A directora da rádio Europa Lisboa acrescentou que o destaque dado à Europa foi uma das razões da ligação ao consórcio europeu.

A partir de Julho vai entrar em funcionamento um portal comum na Internet, o qual vai permitir a troca de conteúdos entre as rádios que fazem parte do projecto. “Há aqui uma permutabilidade de sons e peças por todas as rádios que compõe o projecto. Há uma vontade expressa de colocar conteúdos sonoros, além de peças”, refere Antonieta Costa.

O público vai poder aceder aos conteúdos produzidos pelas rádios, quer na página on-line de cada estação, quer no portal comum. Contudo, a directora acrescenta que “o intuito do portal é ouvir a parte que cada rádio dedica à Europa e não tanto ouvir outros programas”

O planeamento do projecto é da responsabilidade da alemã Deutsche Welle, enquanto a coordenação financeira fica a cargo da Rádio France Internacional.