Segundo um estudo realizado pela Universidade Católica para o Jornal de Notícias, RTP e Antena1, o Partido Socialista (PS) continua à frente das intenções de voto dos portugueses mas encontra-se mais longe da maioria absoluta.

Relativamente à sondagem de Outubro de 2007, o PS perdeu dois pontos percentuais, enquanto que o PSD desceu 3%, tal como o CDS. No pólo oposto, o Bloco de Esquerda duplica a votação, subindo de 4 para 8%, aproximando-se do PCP,

43% dos inquiridos consideram que o desempenho do Governo é mau e 26% entendem o contrário. A sondagem indica que 52% considera má a actuação do Executivo em termos de políticas sociais, seguindo-se a Justiça, Administração Interna, Economia e Finanças Públicas. Na comparação com o governo anterior, do PSD/CDS, 33% acha que o executivo de Sócrates governa melhor, enquanto 22% diz o contrário.

No confronto directo entre José Sócrates e Luís Filipe Menezes, o líder do PSD apenas ganha na “preocupação com os problemas das pessoas comuns”. Nas restantes, Sócrates ganha, com destaque para as categorias “Líder forte”, “carismático”, “apoio do seu partido” e não cedência a pressões.

“Resultados não agradam”

A grande novidade da sondagem é a aproximação do Bloco de Esquerda ao CDS-PP. Em declarações ao JPN, o antigo líder da bancada parlamentar do CDS-PP, Nuno Melo, admitiu que “os resultados não agradam” e que tem “algumas dúvidas em relação aos valores do Bloco de Esquerda”.

Nuno Melo diz “sentir alguma injustiça nesta sondagem”, mas revela que vai “sair outra, provavelmente no sábado, com melhores resultados para o CDS”. O deputado do CDS-PP considera que os valores da sondagem da Universidade Católica não reflectem o trabalho que o partido tem realizado ao longo dos últimos tempos, considerando “o CDS o partido que tem tido melhor oposição e o partido que melhor tem lutado contra as políticas do Governo”.

Do lado do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã manifestou, à Lusa, satisfação com este resultado, “o maior de sempre do Bloco numa sondagem da Universidade Católica”, que no seu entrender resulta de um “grande esforço de afirmação como alternativa política” ao longo de três anos.

“Alto nível de popularidade” do PS

Vitalino Canas, porta voz do PS, referiu à Agência Lusa, que “as sondagens revelam sempre, desde há três anos, o Partido Socialista em primeiro lugar, muito destacado em relação aos outros partidos, designadamente ao PSD”.

Para Vitalino Canas, as sondagens têm mostrado que o PS “apresenta sempre um alto índice de popularidade, tal como o primeiro-ministro”.

A sondagem da Universidade Católica foi efectuada nos dias 23 e 24 de Fevereiro com 1247 entrevistas, sendo o erro da amostragem de 2,8% para um intervalo de confiança de 98%.