Sporting e Benfica enfrentavam-se naquele que foi talvez o dérbi menos excitante dos últimos anos, muito por culpa da vantagem que o FC Porto já leva no campeonato. No Sporting, Paulo Bento não podia contar com os influentes Liedson e Romagnoli enquanto que Camacho debatia-se com as ausências de Luisão e Petit.

Foi o Sporting quem entrou melhor na partida. Os “leões” precisavam da vitória para se aproximarem da equipa da Luz e estiveram mesmo a vencer. Simon Vukcevic, que havia regressado após lesão, colocou o Sporting em vantagem aos 11 minutos. Rodrigo Tiuí cruzou e o montenegrino, entre os centrais benfiquistas, cabeceou para o golo.

Os “leões” estavam em vantagem e jogavam melhor, mas o golo acordou o Benfica que passou a controlar a primeira parte. Os “encarnados” tinham mais posse de bola e, aos poucos, iam encostando o Sporting à sua defesa. O Benfica ameaçou por Rodriguez e aos 39 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Cardozo conferia alguma justiça ao resultado. O intervalo chegava com uma igualdade que favorecia mais o Benfica que o Sporting.

Na segunda parte não houve golos mas não faltaram casos polémicos. O Sporting voltou a entrar melhor e esteve sempre mais perto do golo. Aos 60 minutos, Vukcevic é carregado por Leo dentro da área mas o árbitro Paulo Paraty mandou jogar. O jogo terminava com um empate a uma bola que castiga mais o Sporting. Os “leões” estão já no quinto posto atrás do Vitória de Setúbal. O Benfica festejou o empate como de uma vitória se tratasse, pois continuam com cinco pontos de vantagem sobre os eternos rivais.

Dérbi da Invicta fica a zero

O FC Porto deslocou-se no sábado ao Estádio do Bessa para defrontar o Boavista na véspera do clássico lisboeta. “Panteras” e “dragões” protagonizaram uma boa partida de futebol que se saldou com um empate a zero. A equipa de Jesualdo Ferreira poupou alguns titulares mas teve as melhores opotunidades.

Ricardo Quaresma esteve em bom plano. O internacional português entrou ao intervalo mas mandou uma bola à trave e esteve envolvido em outros lances de perigo O Boavista deu boa réplica aos bicampeões nacionais apesar de jogar 20 minutos com menos um elemento.

Em Braga, o dérbi minhoto também terminou com um 0-0. Ambas as equipas procuravam uma vitória que lhes permitisse subir na tabela. A equipa da casa foi sempre mais perigosa mas nunca conseguiu materializar em golos a sua superioridade.

Leiria com Liga Vitalis à vista

O Vitória de Setúbal foi o grande vencedor da jornada ao derrotar o União de Leiria por 2-0. A Académica voltou a desperdiçar pontos nos últimos minutos, desta feita, com um penálti polémico convertido por Jorge Gonçalves.

A Madeira viu ambos os seus representantes empatarem a uma bola. O Marítimo não foi capaz de derrotar um Estrela da Amadora cansado, após a partida em Alvalade para a Taça de Portugal. O Nacional arrancou uma igualdade positiva na Figueira da Foz frente a uma Naval 1º de Maio cada vez mais aflita na luta pela manutenção.