Dmitri Medvedev venceu, sem surpresa, as eleições presidenciais russas, com 68 por cento dos votos. A abstenção foi de 35 por cento.

O presidente cessante, Vladimir Putin, deu os parabéns ao seu sucessor na presidência russa, num palco montado na Praça Vermelha em Moscovo, num ambiente festivo e sob a ovação de milhares de jovens.

O recém-eleito presidente da Federação Russa diz que a Rússia tem “todas as hipóteses de preservar a política de Putin”. “Vamos seguir em frente e juntos ganharemos”, afirma Medvedev, que quer apostar na continuidade da politica de Putin, marcada pela “normalização” da Tchetchénia.

Os restantes candidatos contestaram o resultado das eleições, mas só Gennadi Ziuganov, líder do partido comunista, diz ter “provas de falsificação de pelo menos 200 casos, cada uma ainda mais cínica do que a outra”. Ziuganov admite ainda apresentar uma queixa formal nos tribunais por violações à lei eleitoral.

O novo presidente da Rússia tem 42 anos, fez carreira como advogado e burocrata. Era desde de 2005 vice-primeiro-ministro responsável pelos projectos nacionais e patrão da gigante energética estatal Gazprom.