O concelho de Arouca vai receber um novo radar, que tem como principais objectivos detectar e acompanhar fenómenos meteorológicos perigosos como o granizo, a chuva, ventos fortes, entre outros. O radar será importante no âmbito da previsão para períodos muito curtos e poderá fazer a monitorização de fenómenos perigosos desde a sua génese, acompanhando as primeiras horas.

A região Norte recorre, neste momento, para a previsão, aos radares da rede espanhola (Corunha, Valladolid, Cáceres e Sevilha) que circundam a fronteira portuguesa e aos radares de Coruche e Loulé, mas “estes encontram-se a uma distância considerável que não permite a eficiente detecção”, como confirma ao JPN Sérgio Barbosa do Instituto de Meteorologia.

O projecto já começou e estão a decorrer negociações para a aquisição do terreno na zona da Serra da Freita, em Arouca. O Instituto de Meteorologia avança como prazo de implementação do programa três anos. A meta para a concretização do novo radar e exploração no norte será o primeiro semestre de 2011, “desde que sejam disponibilizadas as verbas que são necessárias para o efeito”.

Investimento vantajoso

O investimento é dirigido para a vigilância meteorológica, mas também hidrográfica, visto que a bacia do rio Douro também será abrangida como indica Sérgio Barbosa. Assim, fica também salvaguardado o apoio à segurança aeronáutica, associada a movimentos no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

As vantagens alargam-se ao desenvolvimento de actividades industriais, conjungando vários impactos positivos para toda a região Norte, visto que é possível, no curto prazo, uma melhor informação meteorológica particularmente referente a fenomenos meteorológicos perigosos, como explica o responsável do Instituto de Meteorologia.